Podcast Para Educadores: Direto ao Ponto

Unigala


🛒 E-book (digital) R$21,00     

🛒 Livro (impresso) R$47,09     



ISBN (Físico): 978-65-995692-1-0

ISBN (Digital): 978-65-995692-0-3

Número de Páginas: 70

Descrição: O objetivo principal da obra é apresentar, de modo prático, uma forma pela qual os educadores possam levar conteúdo aos estudantes no contexto de aulas remotas. O livro vai direto ao ponto em como gravar e editar os episódios utilizando um celular e um notebook de configurações simples. Para tornar o processo ainda mais fluido, apenas duas ferramentas gratuitas são apresentadas para todo o processo, do começo ao fim. O software gratuito de gravação e edição de áudio Audacity, e a plataforma online de disponibilização e distribuição de podcasts, Anchor.fm. 
De modo geral, o leitor aprenderá a gravar seu podcast utilizando um celular como microfone; editar a narração e inserir nela uma trilha musical pelo notebook através do software livre Audacity; inserir vinhetas de abertura e encerramento, utilizar efeitos sonoros, disponibilizar o podcast na plataforma Anchor.fm e a partir dela também distribuir para outras plataformas (Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts etc.) de modo automático (passo opcional). 
A introdução apresenta uma contextualização sucinta sobre o uso do podcast como ferramenta de apoio pedagógico, sobretudo no contexto das aulas remotas que vêm sendo impulsionadas pelo advento da pandemia do novo Coronavírus desde o início do ano de 2020. No primeiro capítulo é apresentado o processo de preparação do ambiente e dispositivos de captação de áudio e também o processo de gravação da narração. No segundo capítulo é apresentado o processo edição primária das narrações do podcast e a primeira possibilidade de como inserir músicas de fundo. O terceiro capítulo apresenta como inserir os elementos de finalização do áudio que darão uma padronização aos episódios e mais uma opção de como inserir músicas de fundo. Além disso, mostra também como disponibilizar e distribuir o podcast online de forma gratuita. Enfim, a obra se propõe a oferecer um material de fácil leitura e rápida consulta aos educadores que tiveram de se adaptar rapidamente ao sistema remoto de ensino desde 2020 e aprender a lidar com diferentes plataformas e sistemas de disponibilização de conteúdo de suas aulas.

Autor: Fernando Vieira da Cruz (Fernandinho Cruz)

Capítulos
INTRODUÇÃO
Capítulo 1
1. PRODUZINDO SEU PODCAST
1.1. Preparando para a gravação
1.2. Gravando pelo celular
1.3. Gravando pelo computador/notebook
1.4. Instalando e configurando o Audacity
1.5. Apresentação inicial do Programa
1.6. Um, dois, três... Gravando!
Capítulo 2
2. EDIÇÃO DO ÁUDIO
2.1. Limpeza de ruídos
2.2. Cortando e deletando trechos
2.3. Incluindo duas ou mais narrações
2.4. Abrindo e sincronizando duas faixas ou mais
2.5. Equalizador automático
2.6. Comprimindo picos
2.7. Ajuste final do volume da narração
2.8. Inserindo música de fundo
2.9. Exportando o episódio
Capítulo 3
3. PADRONIZANDO E DISPONIBILIZANDO SEU PODCAST
3.1. Cadastre-se e configure seu podcast no Anchor
3.2. Subindo e editando seu primeiro episódio
3.3. Disponibilizando e distribuindo seu podcast
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !