Inspiração e Outras Poesias

Unigala




ISBN: 978-65-85101-00-4

DOI: 10.5281/zenodo.7113952

Descrição: Com o passar dos anos a vida e o tempo dos seres viventes se esvai. É sempre um aniversário a mais que se adquire; mas, por outro lado, se caminha para a parte inversa da estrada, o tempo para se viver será menor. Como Ruben Alves disse “Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus.”
Sendo assim, ao contar e ao se ter noção de que as jabuticabas já estão rareando no fundo da bacia, não se pode perder mais tempo com fugacidades e inutilidades. É preciso fazer valer, portanto, o tempo que se viveu e aos poucos concluí-lo com honra e encantamentos.
Foi pensando nessa situação, que me veio à cabeça a vida e o tempo de uma das pessoas mais importantes de minha vida. A vida de meu pai, Gaspar Ribon. Um ser humano guerreiro que, em nenhum momento, deixou de cuidar das pessoas que ele amava e que ama, em especial seus pais. Um ser humano sensível que mostrou para os seus filhos o caminho das Artes, por meio da Contação de histórias, fotografias e desenhos à mão livre.
Com apenas a 3ª Serie do Ginasial incompleto, estudou no internato Escola Agrícola de Barracão de Petrópolis - Santa Teresa e no Conde de Linhares - Colatina (ES), se revelou como desenhista, capaz de colocar na ponta do lápis os traçados e as sombras de objetos, flores e paisagens com a devida profundidade e o encantamento que esses exigissem. 
Com o passar do tempo, esse talento ia aos poucos sendo passado para seus filhos, quando em seus cadernos de desenhos da escola, uma árvore, uma paisagem com casinhas, montanhas, pontões, florestas, riachos e animais se delineavam no papel e convidavam o observador a ficar contemplando ou a mergulhar em sua leveza e sua delicada, marcada pela tinta do grafite ou pelas pontas de lápis de cor. 
Então, cada quadro dessa obra traz consigo uma lembrança profunda, marcada pela nostalgia de se viver em contato direto com a Natureza, com a simplicidade das pessoas e levar uma infância alimentada por sonhos e fantasias. Cada quadro é uma marca registrada pelos olhos atentos e pelas mãos talentosas que embarcaram na fantástica capacidade de criação e registraram os detalhes da existência com leveza e sutileza.
Cada quadro despertou o que havia de mais belo na alma dessa filha, que tentou traduzir cada um deles, os sentimentos que lhe brotaram em sua essência, por meio de palavras tecidas em formas de rimas, versos estrofes e poesias. Cada poesia vem carregada de melancolia e saudade, de encanto e ternura.
Assim, como não somente as jabuticabas da bacia dele estão rareando, mas também as minhas, pois, não mais dobrará a minha idade, não posso permitir que esses pequenos e preciosos detalhes de nossas vidas fiquem arquivados e esquecidos no fundo de uma gaveta. Quero que sejam vistos e admirados para provocarem deleite nos espíritos das pessoas que se propõem a abrir as páginas, dessa pequena obra. Abrir não somente suas páginas, mas também o coração para desbravar esse mundo marcado pela doçura e a grandeza da sensibilidade e do carinho. Um mundo de chamamentos e encantos retratado em desenhos e poesias, imortalizado por dois olhares e duas vidas, que não passaram desatentos à vida e ao ato doce de viver. Boa leitura!

Autora: Maria Nazaré Ribon Silva

Ilustrador: Gasparé Ribon

Capítulos
Inspiração e Outras Poesias


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !